13 de agosto de 2007

Foi Duro!!!!

Companheiros de Luta,

Desta vez cabe-me a mim fazer a crónica do 3ºPasseio BTT Fexpomalveira, afinal de contas já há 8 semanas que não sabia o que era pedalar.

Conforme combinado ás 8 da manhã (mais coisa menos coisa) estavamos todos na bomba da Repsol da A8:

- Eu próprio - The Great EBR mais conhecido pelo Grande Asa D'Ouro
- o Jójó.
- o Dany Boy
- o Martinásio também conhecido pelo Tom das Cruzes ou tb por Specialized Boy
- o Great Farináceo
- o Mr. Steel - nova aquisição do nosso grupo
- o Tony Falls foi ter directamente ao local da partida

Feitos os cumprimentos habituais rumámos ao local da partida, em marcha lenta não fossem as marrequinhas saltar do tejadilho. Chegados ao start point eis que começam as novidades, Martinásio salta do carro ainda em andamento tal era ansiedade de mostar a sua farpela nova, é a camisolinha nova, é o capacete novo e pasme-se até uns óculos á Pro o gajo comprou, dassss , não há quem te agarre. Não estavamos ainda refeitos de tamanhas surpresas quando vindo do nada e sem que ninguém o prevê-se eis que o Great Farináceo abre o porta-bagagens do seu carro e de lá saí uma Bike novinha em folha, para o meu coração foi de mais, caí para o chão e tive que ser reanimado pelas meninas no INEM, estava a ver que já não fazia a prova.

Bom, só por causa destas novidades já valeu a pena a malta ter-se levantado ás 6.30 da matina. Posto isto, lá fomos fazer a nossa credenciação e depois disso estavamos prontos para o grande desafio, não sem que antes tivessemos que "mamar" com o breifing feito por um gajo que ainda devia estar a vapores, bláhhhalhke não oltrapacem os guias, blahjdajkhf...devia ter sido boa a noite.

Eram 9.20 quando começaram as hostilidades, erámos para cima de 4.000 gajos, ou seriam 400 ? Se calhar eram só 400, bem isso não importa, os primeiros 3 kms foram feitos na boa, muito alcatrão, estradas á maneira, 2 faixas, era tudo nosso, mas o que é bom acaba depressa , findo este aperitivo eis que começam as primeiras dificuldades, estradão em terra, bom para rolar, grupo compacto, bom ritmo, segundo os meus calcúlos deviamos ir nos primeiros 50 lugares, mas eis que surge a 1ª dificuldade, ao ultrapassar uma pedra a roda de trás da minha marrequinha têm um furo...AZARRRR DO CARAÇAS...ainda por cima os mecânicos que eu arranjei não são rápidos, ihihihi, bom saltamos logo para o último lugar que foi um mimo, acabaram logo aqui as esperanças num bom lugar (leia-se dentro dos 100 primeiros).

Arranjado o furo lá fomos nós e digo-vos meus amigos, foi o começo de uma jornada para nunca mais esquecermos, muitos trilhos em que só quase cabia a bike, trilhos com rodados de tractor a dificultar a nossa missão, subidas, muitas subidas, em terra, em pedra, em alcatrão, enfim para todos os gostos, levamos muita porradinha, graças a Deus.

O nosso grupo cedo se desmenbrou, no 1º reabastecimento (ao km 13) já só erámos 3, eu, o Jójó e o Tony Falls, mas foi apartir daí que as coisas pioraram, Jójó arranca destemido e como se não houvesse amanhã, seguido pelo Great Tony Falls e eu próprio, contente com a minha prestação e sem dores na Asa deixei-me ir ficando para trás, pois as pernas já não respondiam como eu queria (sempre foram 8 semanas sem pedalar). Os últimos 5 kms foram de morte, subidas e mais subidas, a maior parte delas feitas com a bike á mão e o fim nunca mais chegava, até que qual Dom Quixote eu avisto os moinhos de vento, já estavamos perto do final a seguir foi sempre a descer até ao finish point, que alívioooooo, já lá estavam o Jójó e o Great Tony (em grande forma, saliente-se o facto). Depois foi esperar pelo resto do pessoal, Mr. Steel, Speacialized Boy ou Tony das Cruzes (soubemos em 1ª mão que é ele que vai contracenar com o Beckamn no episódio das Donas de Casa), Dany Boy e finalmente o Great Farináceo (the sky is the limit).

Foram 25 km de sangue, suor e lágrimas, mas valeu a pena, o pessoal ficou com a moral em alta até nos lembrarmos que em Mafra são 50 kms....bom, lá chegaremos.

Foram sentidas as ausências do Zézé e do Hugh, mas em Mafra temos que estar lá todos.

Quanto a mim, não houveram dores, a não ser nas costas (mas acho que o mal era geral), por isso acho que estou de volta a 100%

Saudações e até ao próximo FDS em Monsanto.
Rui "Extreme Bike Rider"

P.S.: da parte da tarde o sofá foi todo meu.

6 comentários:

Luis "Mr. Steel" Tavares disse...

Boas pessoal! Foi duro, muito duro... Mas foi um espectaculo! Não conhecia nada para aqueles lados e realmente a Malveira tem trilhos brutais e é um sitio fantastico para se andar de bike...
Tirando aqueles infernais ultimos 5km a subir, muitas vezes a levar a mula a pé, senti-me mt bem em todo o percurso apesar da falta de rodagem que tenho tido...
Levamos muita porradinha, aqueles trilhos matam lentamente um homem e posso dizer que hj ainda me doem as costas e tenho os braços um bocado duridos... Mas enfim, é disto que o povo gosta! Pra semana, lá estarei no Monsanto para mais um bocadinho de adrenalina e convivio... Fiquem bem e cumps. Mr Steel.

Anónimo disse...

Cambada,

A partir dos 5km fiquei sem conta km e até ao primeiro reabastecimento tudo bem. A partir daí foi sempre a sofrer. A Malveira parece que só tem subidas, aquela terra deve estar inclinada. Os últimos 10 foi um suplicio e sem saber a quantas ía aquilo parecia não ter fim. Foi uma jornada muito técnica, as poucas descidas eram complicadas dada a abundância de calhaus e as subidas eram intermináveis. Foi muito duro e a complicar a partir dos 20Km as dores de costas quase me arruinavam o passeio. Nunca tinha tido uma situação destas, mas parece que foi mal geral. A única coisa boa foi o tempo que esteve meio incoberto e não nos fustigou.

Até Domingo no Monsanto e comecem a pensar nos 35 km para prepararmos Mafra.

Abraços

Unknown disse...

Caríssimos,

Concordo com todos, jornada muito técnica e com muita porrada.

Eu pessoalmente gostei embora já conhecesse grande parte dos trilhos por onde passámos. E tirei bastante proveito dos treinos técnicos do Monsanto a permitir-me descer a gozar bastante.
Numa descida com um calhau grande para terminar vi o caso mal parado pois pensei que ia cair todo junto mas valeu-me um Santo protector que me segurou a tempo.

Pode ser que consiga estar fisicamente convosco no FDS.

Abraços a todos!

Daniboy

Anónimo disse...

Bem, eu aos 5 Km já me questionava como é que eu me meti nisto... e nunca mais acabava. O pessoal das terriolas indicava-me para ir a pé porque lá + à frente já era a direito (devia ir lindo, a minha figurinha devia ser de autentico desespero). Ainda fui ao tapete uma vez e um gajo da frente também foi conhecer as ervinhas. Mas quando terminei parecia o RAMBO.Mai nada, estava feeito...

Tony Falls disse...

Pessoal,

Há uma palavra inglesa utilzada pelos ciclistas para expressar aquela sensação de falta de energia..."the bonk" http://en.wikipedia.org/wiki/Bonk_(condition)

Ora dito isto, nos ultimos 10kms do passeio estive a beira do bonk !!
Foi duro mas gostei.
Em frente para a Tapada de Mafra !
Abraços,
Tony Falls

Anónimo disse...

Pessoal,

Aquilo não foi duro, foi desumano!!! Eu já nem queria subidas nem descidas, quando vos vi a gritar por mim na meta, acordei do pesadelo, e pensei, estou vivo...

Estou a ganhar coragem para me inscrever para Mafra, espero que tenha inclinação contrária, ie mais descidas que subidas.

Vemo-nos no fds (se tiverem paciência para o carro vassoura)

Abraços
Farinha