9 de abril de 2008

Aventura em Vendas Novas

Mais uma etapa da equipa Trilhos e Tralhos. Presenças habituais de EBR, Tony Falls, Sérgio, Ruben, Joana, Luís e eu. Desta vez tivemos a companhia do Marco e do Nuno Aragão e de mais umas pessoas que eu não fixei o nome. Enfim éramos muitos.

O Sérgio e o Tony foram para os 85 km pelo que o relato deles termina aqui. Os restantes elementos foram para os 55km que afinal eram quase 64km!

Inicio pelas ruas de vendas Novas e regresso aos trilhos de terra. O terreno era bastante rolante e a velocidade andava sempre acima dos 20km/hora. Cerca dos 15Km tive o primeiro contratempo pois ao tentar acompanhar o ritmo do EBR mudei para as mudanças mais pesadas e aquela gaita bloqueou, começo a olhar para o carreto e quando olho em frente tinha um gradeamento guino para a esquerda e esbarro com um dedo no ferro mas não caí o que já não é mau. A sangrar do dedo segui decidido para apanhar o EBR e numa subida lá o apanhei. Antes do primeiro e único ponto de abastecimento lá estava uma ambulância e lá tratei do dedo. De seguida avançámos até ao reabastecimento onde nos juntámos com o resto do pessoal. Nesta fase o percurso tinha alguns cursos de água e árvores que nos ajudava a refrescar.
O Ruben que achou fraquinho só darem bananas e laranjas e atacou a mesa da organização na qual constava pão, chouriço e outros petiscos mais saborosos.
Eu e o EBR decidimos avançar e uma vez mais o gajo parecia uma flecha e só um furo no Km 50 é que o fez parar e foi aí que tudo começou a correr mal para os meus lados. Paro e pergunto ao EBR, tens bomba? Não. Tens câmara-de-ar? Não. Está um filme engraçado, ao menos podias ter furado a roda da frente. Bem começamos a pedir ao pessoal que ía a passar até que um rapaz de nome António lhe fez o favor de emprestar o material e a quem desde já lhe agradecemos.
Mudança da roda, claro que foi o preto, ou seja eu, é nestes momentos que o Daniel deveria estar presente. Era a ver todo o pessoal a passar e eu a dar à bomba.
Avançámos, temos uma pequena descida e depois começamos a subir e começa-me a dar cãibras. Foi um suplício até ao fim pois não faltavam só 5 km como era previsto mas 14! Desmontei, levei a menina à mão e mais à frente recomecei e devo ter feito mais uns 6/7 km até que tive de parar e parecia um robot sem me conseguir mexer. Estive a descansar um pouco e devo ter andado uns 3 km com a menina à mão enquanto as pernas relaxavam.
Depois havia mais uma descida e lá montei e já só desmontei a 1km do fim já no quartel perto da subida para a praça do quartel. Lá montei outra vez e terminei a prova em grande sofrimento.
Não sei mas devo ter chegado para aí uns 40 minutos depois do EBR.
Mas isto não importa pois chegados à base a cerveja era à descrição. Bebemos umas quantas antes de irmos para o banho fazendo companhia ao Ruben que não tinha chave do carro pois vinha de boleia do Sérgio.
Seguimos para o banho de água fria e regressamos ao mesmo lugar para beber mais umas enquanto esperávamos pelo pessoal para almoçar.
O almoço estava 5 estrelas e não faltou comida pois nós fomos dos últimos a almoçar.
Regressámos a casa deveria ser umas 5:30 e na retina ficou um dia muito bem passado. Esta foi a minha visão do passeio.
Até Torres Vedras…

Jorge Reis

1 comentário:

Sérgio disse...

COMENTÁRIOS INDIVIDUALIZADOS:

- Fragata (vulga pata negra) - o ano passado arrastou-se pelo percurso fora, e quando chegava aos abastecimentos agarrava-se a tudo quanto era chouriços que os homens lá tinham (há fotos dela com a alheira/chouriça/salpicão nas unhas). Claro que depois a rapariga não se aguentava nas canetas daí em diante… Mas este ano, como o pessoal escondeu o chouriço, a rapariga lá desatou a acelerar e fez um grande tempo, tudo fruto dos treinos que tem efectuado com assiduidade;

- Luis (vulgo babú, papa-banana) – conseguiu melhorar ligeiramente o tempo deste ano. A ausência aos treinos tem prejudicado o atleta. No entanto, lá safou a honra do convento melhorando ligeiramente o tempo… Se treinasse um pouco mais teria certamente ainda melhores desempenhos;

- Sérgio (pantera rosa neste evento) – Notou-se alguma melhoria face ao anterior, se bem que… registei 1 queda ligeira, enquanto no passado tive uma prova limpinha. Para o ano que vem, fica a promessa de tentar realizar os 80, ou 85, ou 90… em menos de 4 horas e meia, hé hé hé...

- Ruben (o abocanhador) – O gajo o ano passado borrou-se na cueca antes de sair de casa e não apareceu ao evento… Depois deu uma desculpa esfarrapada qualquer… Não dá para comparar, mas a verdade é que foi o 1º do grupo dos 55kms dos T&T's. A bike nova deverá ter tido alguma influência, além do treino assíduo que nas últimas 2 semanas efectuou;

- Rui Ferreira (o gajo da queima-das-fitas) – O homem denomina-se de EBR (ExtremeBikeRider) mas o material é escasso… Teve de ser o Jorge a desenrascá-lo num momento de aflição, caso contrário ainda andaria a bambolear pelas terras de V.Novas. No entanto, há que ter em conta que o depois da avaria desatou a pedalar desenfreadamente e quase apanhou o abocanhador, acabando mesmo por ficar a uns escassos 3 minutos. Seria interessante mais uns 5kms de percurso para verificar quem chegaria 1º. O treino de 4ª feira à noite deu-lhe mais alento para a prova.

- António (ex-FALLS) – partiu com algum atraso até à zona que separava os atletas dos transeuntes (85 e 55), mas depois de alguns kms e após uma correcção de técnica e táctica pedaleira, desatou a pedalar desalmadamente passando de uma média de 13 para cerca de 20kmh. Sempre a arfar e sempre motivado, aguentou-se à bomboca e fez um tempo bem à maneira. Nota-se que o treino de Sintra/Monsanto produziu efeito, falta apenas o nocturno.

- Jorge Reis (o cãibras) – grande arranque, bom ritmo, prejudicou-se inicialmente para desenrascar um amigo (EBR) que furou e não tinha material e nem sabia tirar a roda… que no final se foi embora e o abandonou cheio de cãibras. Pelo ritmo imposto prometia ser uma revelação, não fossem as cãibras que apareceram entretanto. Isto só revela a falta de assiduidade do mesmo aos treinos. Realmente, sem treino não se vai lá. Certamente voltaremos a ver este atleta pelas serras fora e a melhorar o seu desempenho numa próxima oportunidade.

Abraço e a ver se vamos a Torres Vedras em 27 de Abril.