17 de junho de 2008

Volta do feriado de Lisboa - 13/06 - Monsanto

Estive a semana passada de férias e, como houve a crise e greve dos combustíveis, optei por andar de bicicleta :)

Assim, na 5ª feira foi o dia que mais andei: 45kms, e feitos com uns calções da treta que me deixaram todo dorido. Para que não surjam mal entendidos, a dor foi mesmo dos calções serem uma treta, nem sequer passei perto dos bombeiros amigos do Daniboy.

6ª feira foi dia de comemorar o feriado com uma volta aqui com o pessoal dos T&T's. Para não fugir à regra encontrámo-nos pelas 8:30 no parque dos putos. Claro que o Rui, desde que comprou a camisola nova, nunca mais chegou a horas. O homem fica a passar a ferro, a perfumar-se.... cum catano, quando chegou já o pessoal derretia ao sol que estava bem quentinho nesse dia.

Bem, lá arrancámos quase pelas 9h e, para meu espanto, então não é que se mandaram logo para a subida paralela à A5 (acho que tem o nome de subida FDP)? Eu tava todo dorido e ainda cansado e quando reparo... ganda subida pela frente. Bem, que remédio tínhamos senão subi-la. Com grande sacrifício lá fui subindo na mudança 1-1 na maior parte do tempo, se bem que o Daniboy e o António não me fugiram muito do pé. O Rui e o Jorge é que estavam endiabrados e desapareceram de cena num instante. Temos de começar a fazer um controlo anti-dopping, ou então inspeccionar a bike para ver se não leva motor.

Depois da subida passámos para o outro lado da estrada, entrámos no parque do restaurante e fizemos aquela variante engraçada que há ali do direito. Para quem não está bem a ver onde é, é o local onde a Fragata já se espalhou umas 3 ou 4 vezes :)

Depois disso fui mostrar ao pessoal um caminho novo (já quase não existem caminhos novos para nós no Monsanto) que é um single-track muito fixe tecnicamente e que a meio já liga com um percurso já nosso conhecido que vai dar ao lado da estrada que vai dar aos bombeiros (local predilecto do Daniboy). Aí chegados resolvemos subir e passar ao lado mesmo dos bombeiros, e aí tivemos que, com muito esforço, convencer o Dany a seguir em frente e não ir enrolar mangueira.

Fizemos o single-track que aí há pelo meio do parque de merendas, passámos ao lado da pista dos carrinhos telecomandados e descemos ao lado da A5 para irmos dar à subida para o Chimarrão.

Resolvemos fazer o single-track que se inicia à direita, na rotunda antes de chegar ao Chimarrão, que para mim é dos mais fixes, e claro que, depois duma bela descida... vem a bela da subida... voltámos à zona do jardim do Chimarrão (pela parte de baixo) e fizemos o outro single que termina na rotunda para quem quer ir para Belém. Daí seguimos como se fossemos à Universidade à procura da rapariga sem calças e com o rabo à mostra mas, para nossa infelicidade, ela hoje não estava lá...

Lá seguimos até à zona do freestile no Keil Amaral. Seguimos depois para o Miradouro onde o pessoal joga basket, fizemos as tradicionais 5 escadinhas maricas para o Rui treinar as mesmas e decidimos iniciar o caminho de regresso nos trilhos junto à estrada.

Voltámos a entrar pelo parque de estacionamento que fica no final da subida FDP e fomos pelo lado direito do campo de futebol em direcção à zona dos single-tracks que o EBR curte perto da prisão e onde ele ía perdendo os óculos. Lá fizemos os 2 singles que aí existem, o empedrado e o da Montanha Russa, daí seguimos em direcção ao Espaço Monsanto tendo pelo caminho ficado uma subida do camandro, e o maior single empredrado do Monsanto.

Ora aí fizemos mais um caminho novo, que eu tinha num passeio anterior me enganado a chegar lá e aí é que foram elas: o pessoal a determinada altura acagaçou-se e fizeram o caminho (a descer) desmontados da burra. Era uma descida bem boa de se fazer com pedras bem salientes, uma curva e desnível acentuado :)

Daí seguímos para a rotunda do Pina Manique e toca a subir para o Luneta. Aquilo é que é sofrer. O Jorge desapareceu logo. O gajo anda endiabrado desde que decidiu comprar a bike nova da Canyon... Chegados ao Luneta fizémos o single-track que fica logo após as escadas (o EBR fê-las todas e sem malhar). O single está mais escavado, no entanto consegui fazê-lo todo sem tocar com nenhum pé no chão, e quando olhei para trás vi o Dany na minha roda. O gajo conseguiu também fazer tudo sem pôr o pé no chão.

Reunimos as tropas e iniciámos o caminho de regresso, passando mais uma vez pelo single preferido do EBR por trás da cadeia, descendo para a zona junto ao viaduto de Benfica e no final atravessando a estrada para o local onde o pessoal tinha as viaturas.

Foi um dia em que fiz mais 40kms contando com o percurso de, e até casa (mais umas voltas), pelo que o resto pessoal terá feito algo na casa dos +/- 30 a 33kms. Muito bom para uma volta de feriado, no entanto quando penso na prova que para a semana vamos fazer em Pombal com 65kms ao sol, e duros...

Amanhã temos o BTT do final da tarde/nocturno com inicio pelas 19:15. Quem quiser vir... é só dizer qualquer coisa. Já tenho as baterias carregadas.

Abraço
Sérgio

5 comentários:

EBR disse...

E a Fragata???? Ai que saudades.

Sérgio disse...

É verdade... isto à noite sem aquela inspiração não é o mesmo...

Tony Falls disse...

Gostei muito desta volta, pensava que conhecia bem os Trilhos do Monsanto mas a verdade é que, pelo menos para mim, 90% dos km's que fizemos neste dia eram novos caminhos. O nosso Sérgio conhece bem os cantos daquela casa!
Nota de registo - a certa altura durante o passeio notei que a minha roda de tràs estava a fazer os ruidos estranhos. No dia seguinte quando estava a limpar a menina é que reparei que tinha um raio partido atrás e que a rado já estava empanada.
Abraços,
Tony
PS: Quem ficou de fazer a crónica de Caldas?

Sérgio disse...

António, a Avalanche é uma excelente loja. Se sempre lá deixares a bike a arranjar à hora de lamoço, tê-la-ás certamente ao fim de dia para andar mais logo :)

E o EBR ao almoço vai lá e pressiona os gajos. A roda empenada é mesmo pela falta do raio, é normal.

Logo lá estaremos pelas 19:15 prontos para mais uma volta.

Quanto aos cantos do Monsanto, é verdade que conheço aquilo muito bem, mas neste momento já tenho pena de (quase) nada mais haver por explorar ou vos mostrar...

Até logo

Anónimo disse...

Ainda não foi desta que me juntei ao Grupo,mas já arranjei os meus travões e saquei as instruções da net para arranjar o desviador dianteiro e traseiro (agora é que vai ser)...mas esperem por mim...Tenho saudades das voltas e do combibio.Não vou poder ir a Pombal,espero juntar-me daqui a 15 dias.Aquele abraço,