22 de setembro de 2008

3 Jornadas ou o que se tem andado a fazer por esses montes

Com tanto atraso na elaboração das crónicas é possível que haja lapsos. Vou portanto cingir-me ao essencial.

1/Set – Sintra - Participantes: Daniboy, EBR, Martinásio*, Tony, Courato*

30 Kms pelos trilhos do costume, subidas, single tracks, descidas e os sustos habituais nas Pontes.
A acrescentar que foram abertos corta fogos o que fez com que alguns trilhos se alterassem especialmente à saída dos mesmos e que houvesse caminhos com muita terra fininha.

Acontecimentos dignos de nota:
Martinásio a cair em consequência do estilo – Ia a descer um desses corta-fogos cheios de terra fininha, escorregadio quanto baste quando se lembra que era melhor pôr os óculos, e conduzir só com uma mão. Resultado: Madeeeiiiiira!

Courato a descer o single track a seguir ao Monge e pressionado pelos gajos de Down Hill, e sempre a dizer que não passarão, termina o caminho em primeiro pelo Drop e descobre que foi aumentado em altura pela abertura de corta-fogos já mencionada.
Descobre também que a suspensão da Trek tem 130 mms de curso porque os contou todinhos, rasgou os calções e furou um tubeless.
A queda do Mourato já está referenciada para a Marrequinha da queda de 2008.

Bem, tecnicamente não foi um furo mas foi de tal maneira que tivemos direito à lição como colocar uma câmara de ar num pneu tubeless.

Nota positiva para os caminhos do Vale encantado.

14/Set – Monsanto – Participantes: Daniboy, EBR e Tony

25 Kms pelos trilhos do Monsanto, subidas, descidas, enfim o que a gente gosta com o EBR sempre a mostrar o caminho, ele que tem aprendido com o Courato todos os segredos da Meca de BTT que é o Monsanto.
De notar que tive direito a 25 Kms de sacrificio porque na ausência da minha menina tive que trazer a substituta com suspensão pior, transmissão muito pior e muito peso. Nas descidas estava a ver quando é que passava por cima da bike e nas subidas só desejava que acabassem depressa.

Acontecimentos dignos de nota:
Na subida FDP2 o EBR resolveu dar uma pausa ao partir a corrente e a dar uma daquelas quedas Parvas praticamente parado e para o lado.
Resultado, Daniboy em grande forma saca o descravador de correntes e tira o elo que se partiu da corrente. Quando o Tony dizia que o EBR ia ficar com a corrente 2 elos mais curta eis que aaprece um powerlink para substituir o elo partido da corrente.
La piéce de resistance foram os toalhetes para limpar as mãos sujas de óleo da corrente.
Daniboy com esta actuação a ficar excelentemente colocado para repetir a marrequinha da assistência mecânica de 2008.

A salientar 1 furo de “moi même” a permitir mais um descanso extra na subida para o Chimarrão.

Digno de nota também foi a dama de branco e fio dental que foi beber água ao pé do EBR (Charme é assim).

20/Set – Monsanto – Participantes: Daniboy, EBR, JóJó e Fragata

32 Kms mais uma vez guiados pelo EBR embora com algumas falhas de sincronização por causa de estar na palheta com a Fragata mas enfim...

Começámos pelo Miradouro, fomos para a Pedreira, descemos pelo lado esquerdo e voltámos à Pedreira. Daqui seguimos para os Oregãos (Subida FDP1) com o Jójó e o EBR sempre em grande forma. Há quem diga que motivado pelo Dopping da noite anterior. Chegados ao Estacionamento da Cruz das oliveiras Eu e a Fragata não encontrámos os 2 artistas, que tinham ido fazer a descida preferida da Fragata.

Partimos para os Esses, demos a volta pelos bombeiros (Sérgio, perguntaram por tí quando iamos a passar), descemos perto do Radiomodelismo e seguimos para a rotunda do chimarrão.
Voltámos a descer pelo caminho onde tive um furo da outra vez, aqui a Fragata a soltar um Ai, Ai que significa ia caindo. Nunca confundir com Ai, Merda que significa Já fui.
Subimos para o Chimarrão novamente e daqui explorámos uma nova descida muito engraçada com o Jójó a liderar mas a entrar com demasiada confiança na curva e quase a cair.

Dirigimo-nos para o ISCSP, Keil, descemos uma descida em estrada que passou pelo Alvito e passava ao lado da descida para a ponte e vinha subir à ponte para regressarmos ao outro lado. Descemos para o single que vai dar ao campo de futebol, fomos dar à estrada e apanhámos o outro single track dos drops. Daqui voltámos ao covil da marreca que já há algum tempo não visitávamos com a Fragata a acabar a subida a pé.
A partir daqui dirigimo-nos para o parque dos putos para iniciar a segunda volta.
Subida FDP2, Estrada, descida dos oregãos, subida para o carro.

De notar que o Presidente não sabe meter os mudança e faz muito os paradinha. Resultado para quem vai atrás é cair ou não conseguir subir.

A Fragata atropelou um ramo que se vingou e espetou-lhe a perna.

Para a semana há mais e durante os próximos 2 meses não escrevo crónicas.
Com estas redimi-me.

Fragata, falta a acta da reunião de sexta-feira à noite.