23 de março de 2009

BTT de Alter do Chão - 22 de Março

Foi domingo pelas 9:30 que se iniciou este BTT de 50kms, em Alter do Chão. Em represenção dos T&T lá estava eu, na 2ª fila, nunca parti tão à frente e com tanta moral. Depois de 3 semanas a treinar com alguma regularidade, estava convicto que poderia terminar aí pelo 10º lugar...

Manhã com algum nevoeiro e frio, deram a partida e logo reparei que tinha feito mal em não ter aquecido.... o inicio tinha uns 5 kms sempre a subir bem, e com o frio, notei a falta do aquecimento. Cheguei ao final da subida no 20º ou 21º lugar, segundo testemunhos duma pequena claque de apoiantes que lá tinha.

O ritmo estava muito forte, a rolarmos a velocidades na casa dos 30 a 37kmh, o prato grande teve tanto uso nesta prova, como já tinha tido ao longo de toda a sua vida. Mas o mais importante: eu continuava a avistar os primeiros, seguia na cola deles, ofegante, mas estava cada vez melhor pois sentia que já estava a aquecer. Entretanto passo uns 4 ou 5 gajos numas descidas atibuladas em que a TREK dava cartas.

De repente, aquando duma curva apertada em que mudo a mudança da pedaleira a grande velocidade, acontece um imprevisto: salta-me a corrente e tenho mesmo de parar, F*DA-SE....
Ponho a corrente no sítio, arranco e vejo que o pelotão já me tinha ganho uns bons 100 metros, não desanimei e segui a ver se os apanhava, com a pulsação lá no alto... Já com cerca de um terço da distância recuperada, paragem forçada.... um pau no desviador.... aqui já disse: C*RALH*!!!

Quando voltei a pedalar, nada de ver o pelotão.... desanimei um pouco e segui sozinho, sem ninguém atrás ou à frente. Era inevitável, o ritmo tinha baixado, sozinho a pica é diferente, para pior.

Após uns 20 a 25 minutos aparece um gajo vindo de trás, e surge nova vontade de acelerar, nem que fosse para manter a posição. Seguimos uns quantos kms em ultrapassagens constantes com um a puxar pelo outro. Mais uns kms e aparecem também vindos de trás 3 gajos duma equipa de Arronches. Eram porreiros, seguimos juntos e agora o ritmo tinha voltado a subir pa catano. Voltei a pedalar acima dos 30 kmh nas rectas.

Felizmente, aparece uma descida técnica em que ganho vantagem mesmo antes do abastecimento. Só tinha 1 bidon, tinha mesmo que parar para meter água, e só tive tempo para isso mesmo, nem para dar uma das minhas 20 habituais mijas tive oportunidade nesta prova...

Segui de imediato e sem ter perdido muito terreno para os restantes 4 bttistas. Seguimos em frente sempre a bombar, entretanto há 1 que fica para trás por alta de perninhas, ficámos 4, sempre a dar-lhe gás, sempre a trocarmos a ordem do nosso mini-pelotão e assim seguimos até final.

A cerca de 1km da meta íamos a uns 40kmh até que decidimos chegar todos em conjunto à meta e fossem os juris a ditar a ordem de chegada. Era injusto mesmo no final estarmos a lutar para ficar à frente uns dos outros, quando sempre nos viemos a entre-ajudar.

Resultado: fiquei em 20º, em iséquo com mais 3 elementos, com 2h 11min e 48 seg. Fiquei ligeiramente decepcionado por não ter cumprido o objectivo do 10º lugar, mas já vi que o 10º ficou apenas 7 minutos à minha frente e o 1º a 22min e 48 seg.

Deu para reparar que era um dos muito poucos que tinham uma bike de suspensão total, e a verdade é que fiz uns 90 ou 95% do percurso com a suspensão bloqueada para não perder potência. Quase toda a malta tinha bikes semi-rígidas, e no grupo dos 4 que terminaram comigo, enquanto a minha pesava 12,5kg, a mais pesada dos restantes pesava uns míseros 10,8kg, ainda era "alguma" diferença....

No global achei o evento muito bom e fiquei surpreendido com a minha prestação, pois embora quisesse fazer uma boa prova, não sabia se estaria à altura de tamanho esforço.

Agora, vejamos se consigo ir a Vendas Novas, e apontar para terminar nos primeiros 50 :) dos 80kms...

Sérgio

5 comentários:

EBR disse...

Sim, senhor...assim é que é falar.

O Danyboi, também ficou de fazer a nossa crónica mas anda-se a baldar.

EBR

Unknown disse...

Se vires o Danyboi diz para o gajo se resolver a fazer a crónica!

Paneleiro!

DANIBOY

Anónimo disse...

Excelente, só faltou dizer que os barrigudos e a Sra. gaja do T&T é que prejudica.

Tu envergonhas a equipa com estas performances.

Fragata disse...

mas quantos gatos pingados é que estavam inscritos?

já te disse se continuas assim passas a ser o "EL SOLITÁRIO"!

uma nota positiva à crónica, que mesmo fantasiosa, não deixa de brilhar no blog!
Para Vendas Novas...vamos ver!

Sérgio disse...

Fantasiosa????
Fosca-se, fartei-me de dar ao pedal.
Foi a prova em que até hoje mais me esforcei...
Inscrito eram uns 150 a 170, não eram muitos, mas mantive o 20º lugar praticamente desde o km 5. Até houve quem dissesse à minha assistência que apenas por sorte eu ía em 20º no km 5, que a partir dali ía perder muitos lugares devido à tão grande e forte concorrência.
Para Vendas Novas... espero que o puto de me deixe dormir na noite antecedente e que o Rui não tenha problemas no percurso :)