22 de setembro de 2009

Almeirim - 20 de Setembro de 2009



0800 - Liga-me o Falls e eu ainda estava em casa. Aproveitou ter chegado primeiro e foi levantar os dorsais.
0830 - Chego a almeirim e perto da partida colo-me à Fragata que só deu por mim quando lhe tentei roubar o lugar para o carro.
0845 - chega o Falls com os sacos das prendas e a evitar-nos uma senhora confusão.
Ficam a saber que os inscritos eram aprox. 900.
0850 - estávamos prontos para arrancar.

Dos T&T Danymouse e Tony Falls iam fazer a maratona dos 80 kms.



Dos vendidos fraquinhos da rtp tinhamos a Fragata para os 40 kms.

0900 - Deram a partida e foi a loucura. Volta a almeirim em 10 minutos após o que seguimos para os trilhos. Essencialmente estradões. Vi algumas pessoas que tinham estado em óbidos. Houve uma rapariga que eu tinha fixado bem por causa da geometria do quadro dela.
Nesta altura os T&T já tinham deixado a rtp para trás e iam rolando sempre no meio de muita gente e com muita areia no caminho. Os trilhos tinham algumas subidas leves e umas descidas também suaves alternadamente.
Aos 20 kms primeiro cp(=checkpoint) e 500 mts depois tivemos o primeiro abastecimento.
Laranja, banana, queqas desculpem queques e água.
Tivemos aqui a primeira falha. Nem minis nem caralhotas com bifanas.
Como atletas metemos peso e tirámos logo o mesmo peso em liquido.
Arrancámos daqui sem ver os chupistas da rtp e cerca de 500 mts à frente separámo-nos do pessoal dos 40 kms que eram mais que as mães (Ficavam 700).
Primeira subida fdp do dia com inclinação e areia combinadas q.b. para desmontar. Mais à frente uma placa dizia perigo e descemos com todo o cuidado com medo sabe-se lá do quê até percebermos que de acordo com o Falls era só moderadamente perigosa. Tinha muita pedra solta.
A partir daqui iamos quase sempre sozinhos.
O caminho continuava muito rolante e com muita areia.

Apanhámos umas descidas normais, umas com muita areia. Numa delas o Tony achou que onde há areia há mar e mergulhou para o lado.
Passámos por uma ponte suspensa.














E tivemos algumas descidas dignas do sinal de perigo. Rasgos no principio, no meio e quando iamos embalados já quase no fim da descida com cerca de 15 cms para apontar a roda e passar sem cair. Enfim alguma adrenalina.

Esta maratona tinha 4 CP mas muitas ZA(=Zona de abastecimento). Algumas só tinham águas e outras tinham comida.

Durante algum tempo deixei de ver a distância percorrida porque apesar de fazermos uma média de 15 Kms hora significa 80 Kms = 5H e 20 Mins. o que convenhamos começava a desmoralizar.
A partir dessa altura media os kilómetros em dores, nas mãos, no pescoço, nos ombros.

1300 – A esta hora resolvi verificar os Kms e tinhamos 60 Kms feitos.
Faltavam 20 Kms.

Nesta altura eu já estava a quebrar e as câimbras a aparecer.

Apanhámos uma zona a seguir ao último CP (4º) rolante e a descer. Aqui foi aproveitar o embalo e sempre com a talega metida e o carreto 9 rolávamos a 32 Kms hora.

A 4Kms do fim quebrei. Estava arrebentado das costas e na última subida bem ligeira, desmontei. Nesta altura perdi-me do Falls fui passado por 2 bttistas.

Felizmente estes últimos kms eram em estrada direita o que me permitia ir com as costas direitas a descansar.

Ponto de situação:

75 Kms
5H30 +/-
Falls ficou em #13
DanyMouse em #15
Fragata RTP = 2 H40 e 11ª dos femininos nos 40Kms.

Parece-me que o essencial está dito.
No omisso e nos erros agradeço que o meu parceiro e concorrência contribuam para repôr a verdade dos factos.

Para a semana, é Badajoz e Danymouse goes 60 Kms.

Saudações

DanyMouse

5 comentários:

EBR disse...

Estou orgulhoso do vosso desempenho...e fizeram muito bem em não se misturarem com o pessoal da RTPUM.

Jorge Reis disse...

Dany, estou a ver que aquilo era fraquinho e mesmo assim não aguentaram. Deveriam ir para os 98 Km em Badajoz. Como sabem estou em dúvida para o próximo Sábado (é tipo Liedson, de 2 a 6ª estou a descansar no ginásio e depois apareço no jogo)mas a morder-me todo para recuperar a tempo. 6ª feira faço o teste final.
Pelos vistos a malta de Almeirim é fraquinha vai toda para os 40Km ou então vocês estão em grande. Mais um bocado e entravam no Top 10. O teu amigo Rui foi?

Unknown disse...

Atenção, em abono da verdade o # está a esconder um caractere.
Não ia registar no site a minha posição oficial mas não ficámos em 13º e 15º.
Posso dizer também que eram 200 para os 80 Kms.

O Rui de Torres Novas não foi mas desafiou a malta para ir ao Picoto que é a 4 de Outubro.

Ver site www.selindabtt.com .
Com a ida a Badajoz fiquei sem senha para este.
São 20 Kms a descer a sério e 20 Kms de XC. Sem abastecimento mas com um almoço a sério. (O ano passado foi assim diz o Rui.)

Quem esteve em Almeirim foi o Rui Ferreira mas fez os 40 Kms.

Saudações

Danimouse

Tony Falls disse...

Uma pequena correcção - a prova começou com um atraso de 10 minutos.~

Gostei desta prova e é para repetir de certeza para o próximo ano. Está muito bem organizada.

O percurso é rolante mas com muitas zonas de areia que dificulta manter um ritmo constante. Custou-me mais o início da prova até a separação dos 40/80, até lá o ritmo era quebrado muitas vezes nas subidas por atletas que desmontavam e não abriam caminho :-(
A partir da sepração foi sempre a bombar!

Cmps,
Tony.

Anónimo disse...

O pessoal mais fraco/abichanado que vai para distâncias curtas costuma empatar os atletas que vão às distâncias longas....
Espanta-me esse Dany"roto" (ou seria rata...? ou ratazana...?) ter feito o percurso longo.