9 de setembro de 2009

Óbidos - 6 Setembro 2009 (40km)

O meu dia começou às 6:00 da manhã. Ficou combinado que o ZéZé me apanhava às 6:45 e ao Martinásio às 7:00. Às 6:43 ligo para o telem do ZéZé e está desligado. A seguir ligo para o Martinásio e responde-me uma voz acabada de acordar "Desço daqui a 5 minutos!". "Calma" respsondi eu, "Temos que ter um Plano B em caso do ZéZé ter adormecido com o telem desligado". Mas o Plano B ficou na gaveta. O ZéZé ligou-me passado 5 minutos que já vinha a caminho. Chegámos à casa do Martinásio por volta das 7:05 e a primeira novidade do dia - a nova bike do Martinásio. Não vou entrar em grandes promenores (o Martinásio pode fazer uma descrição por-menorizada com fotos no blog) mas digo-vos que aquilo é máquina de campeão - muito bem equipada, tudo do melhor.

Às 7:15, na CREL, ligo para o Dany para combinar a hora de encontro na A8. O Jorge e Dany estavam na Expo à espera da Joana ....."sigam para Óbidos e levantem os nossos dorsais" avisou o Dany. E assim foi, com o novo disco dos Black Eyed Peas a tocar fizemos a A8 até Óbidos. Chegamos ao Complexo Desportivo de Óbidos pouco antes das 8:00, levantámos os dorsais, afinámos as bikes. A segunda novidade do dia: o ZéZé ainda não tinha vestido o novo equipamento dos T&T (o equipamento tinha ficado com o Martinásio e como o ZéZé já não aparecia à 'bué' de tempo nos treinos e provas ainda não tinha tido oportunidade de receber-lo). Estávamos ansiosos de saber se ia conseguir caber no fato. Ficou comprovado que o ZéZé conseguia vestir o fato completo sem a voz subir uma nota (ver fotos da foto reportagem). Vão ver mais à frente nesta crónica que este facto foi a salvação do Martinásio. Entretanto também chegou a Joana (a competir pela concorrência desta vez), o Jorge e o Dany.
Pouco antes das 9:00 chegámos ao controlo zero e alinhámos junto ao ponto de partida. O tempo estava nebulado e a temperatura rondava os 20 e pouco graus. A prova começou com 15 minutos de atraso porque muitos atletas chegaram ao controlo zero em cima da hora de partida. 9:15 e lá vamos nós rumo ao castelo pelo lado norte, demos a volta ao castelo e descemos pelo lado sul. Nesta altura o grupo ainda rolava muito junto no estradão, com alguns artistas a fazerem ultrapassagens pelas bermas. Do nosso grupo ia eu à frente (mas por pouco tempo). O Martinásio ia tão entusiasmado com a nova bike que passou por mim a pedalar que nem um desalmado!! Aos 5km apanhámos a primeira subida difícil, cerca de 3km de estradão sempre a subir com alguns atletas a não aguentar e a desmontar. Foi aqui que fui ultrapassado pelo Jorge e o Dany e senti os quilos a mais na cintura e a falta de treino a pesar nas pernas. Passada essa subida (a mais alta de todo o percurso) descemos pelo outro lado do monte quase sempre em estradão de terra batida, junto de terrenos agricolas, até chegar à Lagoa de Óbidos aos 15km. Pelo caminho e numa descida com muita pedra solta, passei um atleta caído no chão, a ser assitido pela organização (vim posteriormente a saber que tinha partido a clavícula).
Junto à Lagoa o percurso entrou numa zona de floresta com single tracks muito bons e uma subida em parede. O sol estava radioso e a temperatura já devia andar perto dos 30 graus. Pelo que ouvi dizer foi mais ou menos neste local que o ZéZé tentou ultrapassar uma barreira de meio metro de terra, montado na bicicleta. Aquilo nem com um salto bunny-hop dava para passar mas o ZéZé lá tentou e claro que deu asneira. A Joana assistiu (ou melhor ouviu e depois viu) o insólito momento. Felizmente não houve danos materiais nem corporais.
Aos 26km, numa zona de floresta, cheguei ao abastecimento. Lá encontrei o Jorge, Dany e Martinásio a desfrutar dos bolos, águas, bebidas energéticas e frutas que lá se encontrava em quantidade suficiente para alimentar um batalhão. Antes de arrancar, pedimos a um atleta para tirar uma foto de grupo (ver foto reportagem) e voltámos a dar ao pedal.
Depois do abastecimento, o percurso caminhou em direcção a Óbidos. Até aos +- 34km havia umas zonas com terra solta bastante técnicas e de difícil navegação. Foi nesta parte que deixei o Martinásio para trás (o Dany e o Jorge fugiram de nós nos primeiros km's a seguir ao abastecimento). Os últimos 6km até a entrada de Óbidos foram feitos em estradão de terra batida. Foi nesta parte do percurso que a Joana e o Martinásio se perderam. Mas a culpa não foi toda deles .... num fórum de btt vi referido por um membro da organização que havia uma clara falta de marcação numa bifurcação onde no chão esqueceram-se de marcar com cal. Lembro-me de passar nesse local mas tive a sorte de seguir um atleta que por acaso viu uma fita mais à frente e seguiu pelo caminho certo. De uma forma geral penso que o percurso tinha boas marcações e bastante pessoal da organização em quase todos os cruzamentos.
A chegada a Óbidos foi memorável. A aproximação ao castelo foi feita pelo lado do mar. Depois de quase 6km a rolar em estradões as pernas não estavam preparadas para a violenta subida até a entrada do castelo de Óbidos. Muitos atletas nem pensaram duas vezes e desmontaram logo no início da subida. Eu não, com tanto pessoal à beira da estrada a incentivar os atletas aquilo quase parecia a chegada ao Alp de Huez no final de uma etapa da volta à França! Motivou-me. Pedalei até ao ponto de exaustão, e consegui fazer a subida toda montado na bike a pedalar em esforço. Valeu a pena porque só nessa subida devo ter passado uns 10 atletas a empurrar as mulas pela encosta acima. Depois a chegada triunfal. Na meta junto à porta do castelo estava um membro da organização com microfone em punho a incentivar os atletas nos últimos metros e a proporcionar uma chegada verdadeiramente profissional.
Depois de passar o controlo final onde o meu tempo ficou incorrectamente registado (pelo meu cronómetro tinha 2:44), encontrei o Jorge e o Dany à espera. O Martinásio chegou pouco depois, a Joana passado meia hora e o ZéZé quase uma hora depois.
Depois de arrumar as bicicletas no carro, rumámos aos banhos. O Dany e o Jorge já estavam despachados e bebiam mini's na tasca lá do sítio. Foi no balneário que o Martinásio descobriu que tinha esquecido a roupa em casa, tal foi a excitação no dia anterior depois de ter uma nova bike! No problem, o ZéZé emprestou os calções que trocou com o fato T&T antes da prova e com o polo que a organização ofereceu com a inscrição, o problema do Martinásio ficou resolvido. E digo de passagem que ficou mesmo 'cool' de polo, calções XXXL e havianas - a moda vai pegar :-) A seguir veio o almoço de sopa, arroz de pato ou galinha, salada de grão, sobremesas e imperiais a descrição. A única chatice foi ter que esperar muito tempo na fila para ser servido. E finalmente a entrega dos troféus, 10 na categoria dos homens e penso que foram 6 ou 7 na categoria feminina ... no próximo ano não temos desculpas com tantos lugares no pódio o T&T devia estar lá!
Para concluir, foi um dia com um pouco de tudo .... upgrades à maneira, suor, caimbrãs, humor e muito BTT!
Abraços e Beijos,
Tony Falls.

PS: Meus sinceros agradecimentos ao Zé Pedro e primo, sem a ajuda deles não teria participado neste grande evento do BTT nacional.