1 de maio de 2007

"BTT 1/MAIO/07: MAIS UMA PROVA SUPERADA, CAMBADA!"

Cambada,

Hoje o passeio foi em Grande! Conseguimos arrancar com um quórum de 3 destemidos ciclistas, a saber, Rui Coimbrão "El Marreca", Zézé Velha "El Kamikaze" e o Mrtinásio "El Endurance". Contudo, arrancámos pelas 9:50, porque o Martinásio esteve a largar lastro (ou a bater uma! Seja como fôr o gajo vinha tão motivado que nos devolveu a chamada de tlm à chegada do parque de estacionamento).

Aquecimento maravilha e percurso iniciado pela parte de baixo do parque, em direcção ao bebedouro. Coimbrão na cabeça do pelotão, Martinásio em seguida e Eu fechando a cauda. Espera... pelo Martinásio antes da travessia da estrada asfaltada, em direcção à descida Kamikaze (...meninos!), à qual passámos sem parar... ainda era cedo e o pessoal precisava de aquecer. Primeira descida radical, antes da ponte de madeira... sem espinhas nesta altura do campeonato e siga em direcção à fdp da subida "Grande Prémio da Montanha".

Coimbrão, sempre em forma, desata a sprintar pela fdp da subida, tento acompanhar, sem sucesso (2 semanas ausente e custa que se farta) e Martinásio lá atrás, pois andava às voltas com as mudanças (... ora subir é melhor 1-3, 1-1, 3-1...). Saliente-se que a fdp da subida estava coberta de lama, por causa das obras, escusado será dizer que mamei c/ terra na cara e a bicla ganhou mais peso (... era isso ou faltava-me pernas).

Chegados à parte de cima da estrada em direcção ao circuito de manutenção, nova espera para reunir as tropas... era cá um pelotão ... de 3, H2O para dentro e arrancámos para a descida maravilha #2. Novamente sem espinhas, seguimos em direcção ao campo de futebol. Antes do campo, ao desviarmos pelo trilho de forma a evitar a árvore caída, cruzei-me com o ciclista que vinha com um grupo, não sei se o gajo se assutou com o meu elevado ritmo de andamento (quase parado e em grande esforço!) que se atirou para o lado, caindo em cima do tronco... ainda lancei um "Então meu! É preciso ajuda?" pensando "Se precisares estarei fod....o!" e segui caminho até ao Coimbrão, atrás do campo de futebol. Logo de seguida aparece o Martinásio, a questionar "Então, vamos embora, ou quê?", H2O para dentro e descida semi-radical #3 até à estrada.

2.ª Parte
Pedalámos até ao trilho sinuoso e traiçoeiro (pessoalmente considero-o o mais técnico de todos), raízes à esquerda e à direita, evitar cair nos buracos... Perguntar alto e em bom som e desejando que o Coimbrão ouvisse, se era pela direita ou esquerda... Descidas com buracos e troncos cortados ... mais uma vez sem espinhas ... o pessoal está a melhorar de dia para dia!

Retomámos em direcção à subida de pedras, em direcção aos aposentos da Marreca. O Martinásio, para me enterrar, combina com o Coimbrão, sugere um percurso alternativo... quis isto dizer mais subidas acentuadas a levar no lombo. Começamos finalmente a descer ... dasse! Descer é que é bom. O trânsito estava bem congestionado, uns 30 gajos contra nós 3... O Coimbrão assustou-se com qualquer coisa, que por pouco não evitava um forte abraço a um pinheiro. Chegados à estrada de asfalto retornámos à ponte de madeira, em direcção à descida KAMIKAZE.

A Descida KAMIKAZE
Fomos ver como estava a descida, estilo, é grande "comó caraças, não é". Olhámos, voltámos a olhar, desce o selim que é mais fácil... Atirei ao Coimbrão: "Mostra lá ao pessoal como é que se faz?" mas o gajo começou "Hoje não estou para aí virado". Decidi desmontar e percorrer a descida a pé até ao final... dasse, impoe respeito, a inclinação tem para aí uns 45º; vista de cima até parece fácil... mas vista de baixo; Dasse; Dasse. Cá de baixo, desafiei o Coimbrão... e não é que o gajo posiciona-se, benze-se e larga travões .... (paragem de respiração ao resto do pessoal ... e também ao Coimbrão, imagino eu!) e ... estava feito. A descida vista cá de baixo, foi espectacular, tenho que arranjar uma câmara de filmar!!

Bem, se o Coimbrão fez, nós também o haveríamos de descer (ainda não sabíamos como). Disse o Martinásio, para irmos fazer aquela descida antes da ponte madeira. Descemos umas 3 vezes seguidas e voltámos para ao pé do Coimbrão, que estava a dar instrução a um grupo de ciclistas que entretanto se juntaram no início da KAMIKAZE. Dizia um do grupo "Esta merda com uma bicicleta como deve ser, suspensão integral, blá, blá, até se fazia bem!". Aproximei-me, o Coimbrão começa a puxar e ... siga ... travões controlados ... e não havia retorno ...Zuca ... KAMIKAZE abaixo ... Adrenalina Total ... sem espinhas ...estava feita a KAMIKAZE. Puxámos pelo Martinásio, mas inteligentemente adiou para "cenas dos próximos episódios".

Bem, ainda houve tempo para atacarmos o estradão de areia... íamos tendo outro encontro do 3.º grau com um grupo de caminhantes que como habitualmente ocupavam a estrada toda.... Coimbrão travou, eu travei, sabe-se lá como, e Martinásio idem. Prosseguimos pelo trilho das urtigas, em direcção ao Miradouro (Jójó lembras-te dele!) e fomos curtir a descida, já munidos do benchmarking do Jójó - "Na descida evitar a raíz existente do lado direito" e ala para o ponto de partida.

Total: 18 kms; Tempo total: 2:20h. PARA A SEMANA HÁ MAIS!