16 de novembro de 2008

Cortiçadas – Sábado 16-11-2008 – 1ª parte

Presenças: Presidente, Sérgio, Tony, Jonhy Martins, Joana, Joana’s Boyfriend and Moimene
Tempo: Fresquinho mas com um sol espectacular
Piso: Predominantemente areia
Na inscrição: Eu, Presidente, Sérgio e Tony programadas para os 70 Km; Joana e Martins para os 35 Km

A alvorada deu-se para a maioria umas horas antes do que fazem para trabalhar, mas ninguém se atrasou o que fica sempre bem, certo Velha?
Agrupámos na A2 antes das bombas de Palmela como combinado. O dia começou atribulado, senão vejamos. Sérgio coloca o suporte e a bicicleta em cima do carro do Rui tranca a fechadura e deixa a chave em cima do tejadilho. Graças à condução exemplar do Presidente a chave mantém-se no tejadilho até à chegada a minha casa. Pura sorte dizem uns mestria dirá o Presidente. Estou eu a sair de casa às 7:00 para passear o cão quando vejo passar um carro em frente à minha casa com 2 bikes em cima do carro e penso, mais uns malucos que vão para Cortiçadas, mas depois a memória visual diz-me que vão as duas bikes juntinhas e que me parece ser o carro do Rui. Logo de seguida oiço o engrenar da marcha-atrás e pouco depois aparece o carro do Rui. Era verdade iam doidos que nem repararam que já tinham passado a casa. Calhou bem, enquanto passeei o cão eles carregaram o carro e lá partimos em direcção à A2.
Chegados à A2 contactámos o Tony para saber se já tinha sovado a mulher e filha e se já estava a caminho de Palmela. Afirmativo, pouco depois era a colagem das viaturas. Parámos na estação de serviço para o pequeno-almoço, sim desta vez a Joana safou-se ao pequeno-almoço. No entanto tenho que realçar a sua disponibilidade para a preparação do mesmo.
Já em Vendas Novas e a caminho de Cortiçadas contactámos a Joana para reagruparmos e seguirmos até ao campo de futebol do Corticense.
Feita a acreditação e recebido o dorsal lá fomos preparar-nos para a partida. Escusado ser dizer que o Presidente foi o último a preparar-se, parece a noiva! Além, do mais esqueceu-se dos óculos e de por óleo na corrente.
Chegamos ao local de partida, BLA, BLA,BLA e lá iniciámos o percurso. Estávamos como sempre cá para trás pelo que os primeiros 10 Km foram sempre a passar pessoal, com um percurso em terra e areia solta num sobe e desce constante mas sem grande inclinações. Nesta altura íamos os 4 juntos, Presidente, Sérgio, Tony e eu. Com algumas subidas em areia solta com um ou outro desmonta o Sérgio distanciou-se de mim e do Presidente e o Tony também ficou para trás. Depois juntei-me ao Rui e fomos durante vários Km num ritmo forte para apanhar o Sérgio e cerca dos 22 Km quando tínhamos o Sérgio a cerca de 50/100 à nossa frente numa subida a bike do Presidente começa a fazer um ruído muito estranho. Era verdade, a corrente partiu… Aquilo não há duvida que foi potência a mais.
Encostamos a bike e como é normal nestas ocasiões esperamos pelo Dany o Bombeiro, perdão o Mecânico. Mas desta vez não tivemos sorte, o gajo estava com as perninhas esticadinhas na caminha. Lá pedimos ajuda ao João (não é o Martins) que tinha o material apropriado mas faltava-lhe a habilidade. Percebia menos que nós, imaginem que nem um pneu sabia mudar. Esperámos, esperámos até que aparece o Tony, com grandes dificuldades, a sua menina não estava bem afinada e as mudanças saltavam em esforço. Pouco depois aparece o Martins que aproveitou para descansar. Finalmente chega a Bruxa que quase não conseguia pedalar de tanto rir quando nos viu parados. Num tom de risada pergunta Quem furou ao que o Presidente responde NINGUÉM! Parti a corrente. Só rir…. Lá continuamos com o João mecânico que quase acabou com a corrente, tantos foram os elos removidos. Finalmente para outro João que em coisa de 5 minutos reparou a corrente. Aquilo parecia a reunião dos Joões… Finalmente substituímos a câmara-de-ar ao João e lá fomos até ao primeiro reabastecimento a todo o gás. Claro que a Joana já lá estava pois não ficou a dar apoio ao Presidente quando este mais precisava.
Nós não estávamos em últimos estávamos bem para trás do carro vassoura. Seguramente perdemos mais de 30 minutos nisto. Lá recuperámos e antes da 1ª ZA passámos um conjunto de gordas. Uff já não estamos em últimos.
Palheta, bolinhos, água, fotos da praxe e lá arrancamos a todo o vapor para tentar recuperar o tempo perdido. Afastámo-nos eu e o Rui dos restantes companheiros mas não era o nosso dia pois a bike do Rui com tantos elos removidos não estava a funcionar bem. Visto isto parámos e esperámos pelos restantes elementos para seguirmos juntos até à meta que para nós passou a ser aos 35 km. Da zona de reabastecimento até à meta o percurso era sempre com altos e baixos mas sem verdadeiras dificuldades. Já na zona de meta num sprint muito violento a Joana ganhou e foi a primeira a cortar a meta. Agora a sério nós como cavalheiros deixámo-la cortar a meta em primeiro lugar!
Lá fomos tomar o belo do banho e regressámos para uma segunda etapa de dificuldade extrema. O bota abaixo das minis… Finalmente vimos o Sérgio a chegar que ia tão mamadinho que nem cortou a meta… Tivemos de lhe telefonar para que ele voltar para trás para cortar a meta. Enquanto ele tomava banho lá continuámos nesta prova de bota abaixo.
Esta foi a primeira prova que tomámos banho antes da abertura do almoço… Almoço foi o belo do Cozido à Portuguesa para recuperação da banha perdida com o esforço e de seguida serviram-nos uma castanhas cozidas com Jeropiga.
Finalmente ainda houve tempo para a distribuição dos prémios no qual o elemento infiltrado da RTP ganhou o 2º lugar da prova de 35 km.
No sorteio de lembranças o Sérgio ganhou um catálogo da Trek e um bidon. Nada mau.
Está resumida a primeira parte da prova, pelo que da 2ª parte só o Sérgio poderá relatar.