14 de abril de 2009

Vendas Novas ou a História dos Easy Riders da Planície Alentejana

Caros Compinchas e Sempinchas,

Como o prometido é de vidro aqui vai a croniqueta - versão alargada da nossa prova em Vendas Novas. Foi uma noite algo mal dormida, pois a preocupação de chegar a horas era muita, mas tudo correu pelo melhor. Eram 6.00 tocou o despertador, do outro lado da cama ouviu-se uma espécie frase que me suou a mais ou menos isto "Se fosse para ires trabalhar não te levantavas tão cedo", ohhh diacho queres ver que vou ter que espancar alguém a esta hora da manhã, mas pensando melhor a minha querida até tinha razão, mas que se lixe a malta quer é dar ao pedal.

Banhoca tomada, pequeno almoço ingirido, bikes (a do Jójó também estava na minha garage e estava tão limpinha que ele nem a reconheceu) em cima do grande bólide (ou talvez não), material todo na bagageira e aí vamos nós em direcção a casa do Mourato. Mais uma vez a pontualidade a funcionar, 7.00 da matina lá estavamos nós a meter a 3 menina em cima do grande bólide (ou talvez não) e ás 7.05 estavamos já a caminho da casa do Jójó. Chegados a cima da ponte o primeiro grande brioche do dia, trânsito parado, tinha havido acidente.."#$%$#$$&&/, p... que pariu a nossa sorte, queres ver que vamos ficar aqui o dia todo, 7.10, 7.15, 7.20 a fila andava mas muito devagarinho, mas de repente lá começou a andar mais depressa, graças a Deusssss, passamos pelo acidente e era um Tunning Xunning e um Fogareiro, porreiro só se estragou uma casa. Passado o acidente e á saída da ponte, operação policial...dasssssssss, mas será que hoje nada corre bem, o Mourato ainda tenta sair do carro para dar uma cabeçada a um polícia e sôr agente com medo manda o meu grande bólide (ou talvez não) avançar, ahh bom assim está melhor, já eram 7.25 e lá fomo nós prego a fundo, sempre nos 60km, 80 kms :-). 7.35m estávamos a entrar na rua do Jójó e mais uma vez o Mourato enganou-se e passou pela casa do Jójó sem dar por isso, lá fizemos marcha-atrás o 3º atleta entra no grande bólide ainda em andamento e partimos rumo a Vendas Novas.


A viagem correu sem incidentes de maior e até tivemos tempo para parar em Palmela onde ainda afinfámos 3 malucas que tinham ficado de boca aberta com o porte atlético dos 3 chouriços. Foi coisa rápida e ás 8.40 estávamos a chegar a Vendas Novas, estávamos nós a entrar no parque de estacionamento toca o telemóvel, era a Fragatelli.."Está lá? Onde é que vocês andam?" ao que retorquiu o Mourato "Abre os olhos e olha em frente", estávamos mesmo ao pé dela.


Mal saímos do carro mais uma novidade, o Boim não tinha aguentado uma noite em que foi severamente fustigado pela Fragatelli e decidiu não ir. Bom, isto está bonito, já não bastava o resto do gang não ter vindo (cambada de Maricas) e agora também o Boim. Bom só faz falta quem cá está, toca a vestir o resto das farpelas para nos metermos á estrada e aqui tinhamos mais uma novidade, uns novos sapatinhos NW do grande EBR, em baixo fica o testemunho:



Mas o resto do pessoal também estava em grande forma, como a foto testemunha :



Ás 9.00 lá se dá a partida, o grupo T&T e Casa do Pessoal da RTP dividiu-se em 2 grupos, o 1º grupo o dos machos foi para os 90kms o 2º grupo foi para os 60Kms. O duo dinâmico EBR/Mourato estava com a moral em alta, é desta que fugimos aos últimos lugares, os primeiros kms foram percorridos em bom ritmo, sempre a ultrapassar pessoal que posteriormente verificamos serem dos 60ksm e não dos 90kms, EBR ia a marcar o ritmo pois estava com a máxima de que é hoje que partimos esta treta toda. Nas subidas era o Mourato que ia á frente, pois não havia pernas para mais e lá fomos nós, era de tal maneira a loucura que até estavamos a pensar não parar no 1º abastecimento, no entanto repensámos e achamos que era melhor parar para tomar uma barra em gel e atestar de água. Durante o caminho vimos bastante vacaria, com cornos até mais não...gajas é que nem ve-las, se fosse no triatlo de certeza que havia gajedo que até fervia. E fomos nós imbuídos neste espírito de agora puxas tu, agora puxo eu e com o objectivo de acabar ao mesmo tempo que os outros 2 marretas que foram fazer os 60 kms, quando sensivelmente a meio da prova depois de um ribeiro onde por acaso eu ia malhando e onde tive que molhar o pézinho, começam as coisas a enrijecer. "Ó Mourato, afinal estes gajos também têm subidas e das boas", bom a sorte é que eram de relativa curta duração, mas este cenário repetia-se com alguma frequência, subidas bem picadas, uma das quais devia ter uma inclinação de alguns 10º e no cimo lá estavam os gajos do abastecimento a rirem-se do esforço que o pessoal estava a fazer.

As coisas lá continuaram sem grandes sobressaltos quando a partir dos 70/75 kms a perna direita do macho começa a tremelicar...aiii, queres ver que vou ter uma caimbrã, bom foi o canto do cisne, nunca mais consegui voltar ao mesmo ritmo, o Mourato bem puxava e no terreno plano eu até lhe dava bem o problema era nas subidas, vai lá vai...e ele foi, apartir dos 80 kms foi sozinho atrás de uns gajos e eu fiquei no meu ritmo, até ao final foi um bocado de sofrimento, perdi cerca de 15 min para o Mourato e perdi 9 lugares na classificação, ficando atrás da 1ª e acho que única mulher nos 90 kms.

Acabada a prova, lá encontrámos o JJ e a Fragas que estavam a sair do banho e combinámos encontrar-nos no sítio das imperiais. E lá fomos ter com o banhinho tomado, ainda a tempo de bebermos umas e de comermos o nosso merecido almoço de porco preto. Durante o almoço ainda encontrámos uns amigos do Danyboy :

Acabado o almoço era hora de fazermos a viagem de regresso a casa no meu grande bólide (ou talvez não). Iámos nós sossegadinhos a caminho da capital, em amena cavaqueira quando á entrada de uma bomba de gasolina o grande bólide fou abaixo e nunca mais pegou. Oh cum camandrooooo, só faltava mais esta, toca a telefonar para a assistência em viagem, que prontamente enviaram um atrelado e um táxi e lá fomos finalmente a caminho de Lisboa. O homem do atrelado fez Vendas Novas - Lisboa em 2 horas com medo de ficar sem alguma das nossas bikes e o homem do táxiii, ia todo contente a contar as suas aventuras sexuais com a mulher do padeiro.

Em conclusão, foi uma dia bem passado, com uma prova á maneira em que eu desta vez não furei, o almoço foi excelente, tudo o resto correu mal, a começar de manhã com o acidente e a acabar á tarde com o grande bólide de pantanas e com a CERVAG fechada o que meu obrigou ainda a levar o carro para casa :-)

Próxima paragem: ENTRONCAMENTO, para estrear os novos equipamentos.

Saudações do Grande Presidente,

EBR

4 comentários:

Unknown disse...

As saudades são tantas que tem sempre que me meter ao barulho.

Mas ao menos tu escreves o meu nome como deve ser não é como "O Panilas".

Reparo, os sapatélios não eram exactamente novos. Já os tinhas estreados.

Saudações

DaniboY

Sérgio disse...

Um outro reparo: próximo BTT com o eventual novo equipamento será no Entroncamento, mas na n/caminhada de preparação faremos prá semana uma corridinha de 10kms.

Pá, quanto a gajas em V.Novas, eu sei de um vídeo que um gajo fez em V.Novas onde aparecem algumas e bem lançadas. Vejam:

http://www.youtube.com/watch?v=wnJTVmA8kP0&feature=player_embedded

Abraço

Fragata disse...

grande crónica, grande Presidente
falta a foto do tarzan...e a do Jorge a pedir ajuda!

Sérgio disse...

Faltou mencionar 1 coisa de maior interesse:

A Fragata, assim que chegou ao fim, pertinho do carro, espalhou-se :)

Diz que tava entalada ou presa, ou que era, e vai daí, meteu-se de patas pró ar.... virou o boneco :D