30 de novembro de 2007

Este FDS

Gents,

Minha sugestão é para amanhã 8:30 na Lagoa azul.
Há mais intressados ?

Abraços,
TFalls.

27 de novembro de 2007

GPS : Sintra, Domingo 25/11

Pessoal,


Junto envio o percurso de Domingo registado pelo GPS do peterblace. Começamos em Malveria da Serra, sempre a subir até ao cruzamento das 4 estradas. Depois seguimos pelo trilho que vai mesmo junto à estrada de alcatrão. Atravesàmos a estrada de alcatrão e descemos a serra pelo outro lado quase até Colares.Claro que para voltar tivemos que subir mais uma vez até às 4 estradas de depois fizemos 'meio' monge (há uma saida a meio da subida) e pedlamaos até onde começam as pistas de DH. Descidas muito loucas com 'road gaps' e tudo !!

Abraço,

Tony Falls

Como é ?

Como é ? Como foi no Sábado? Nós fomos no Domingo (Tony, Manuel, Pedro (novo elemento) e eu).

Desta vez inicámos na Malveira da Serra,Às 8:15 nas bombas da Galp da A5 e às 8:30 na Repsol da estrada da Malveira.E lá fomo nós...

Novidades: Para além de novos trilhos (alguns já conheciamos na vez que fomos a Sintra), descemos os trilhos do downhill.uuiiii!!! de arrepiar, bicicleta na mão em alguns casos e toca a descer e a fugir dos dowhill boys. Outra novidade foram as bikes do Pedro e dos Amigos do Pedro (+ pessoal que encontrámos na lagoa do pato). Tudo material do melhor . Aquilo eram bikes com pesos inferiores a 10 kg, travões sei lá do quê, amortecedoeres xpto....

Ao todo + de 20 Km e para terminar a tal descida de downhill,vocês vão gostar...

Abraço,
jmartinásio

22 de novembro de 2007

Sintra ou Monsanto?

Pandulagem,

Estou com défice de Kms. Afinal não fui a Chaparros!

Como tal, venho propõr, Sábado dia 24/11 às 8h30 (15 m. tolerância) em local a decidir de duas alternativas à escolha:

  • Lagoa Azul
  • Parque da Serafina
Ficou decidido o Monsanto - Parque da Serafina - Confirmados:

Moi même
Jójó
EBR


Saudações!
Daniboy

20 de novembro de 2007

Fotos : Santiago do Cacém 18/11/2007

Pessoal,
Aqui estão as fotos tiradas no passeio :

'Smiles all round' .... aqui vamos Nós !!!!!














A confraternizar no primeiro abastecimento




















Primeiro abastecimento .... Banana em punho e laranja na boca.






















Primeiro abastecimento ... Homem que é homem bebe Mini e como sandes de carne às 10:30 da manhã.





















Há mais fotos na web no seguinte sítio : www.fotodesporto.com

Abraços,
Tony Falls

18 de novembro de 2007

8.º PASSEIO OS CHAPARROS - 18/NOV/07 - TRILHOS & TRALHOS ESTIVERAM LÁ

O repto tinha sido lançado há alguns meses atrás e o pessoal dos TRILHOS & TRALHOS compareceu à chamada. Jójo, EBR, Tony "Ex-Falls", Martinásio, João (Jota na gíria EBRista) e Eu, devidamente escoltados pelas n/ Esponjas (excepto João - Como é que este gajo conseguiu?).
À medida que nos aproximavamos do final de tarde de Sábado, os atletas iam chegando ao centro de estágio em Santiago do Cacém (essa bonita terra com castelo altaneiro e boas gentes), mais precisamente e passando a publicidade à Albergaria D. Nuno. Logística arrumada e o Grupo segue na persecução do spot Santiaguense p/forrar o estômago pelas horas do jantar e visionamento da nossa Selecção Nacional. Relvas Verdes e o 'Altinho do Lobo' serviu de pretexto para a lauta jantarada assim como as 4 garrafas de vinhaça tinto, cataplanas em barda (1 dose dava para alimentar uma equipa de rugby) e mais alguns partes desse belo animal que é o Porco, sobremesa, cafés e claro la piéce de resistance, o digestivo para acamar.

De volta ao hotel pela 1/2 noite e vai não vai, entra tudo em estágio (leia-se pôr o sexo em dia) e a pensar nas horas do despertar para a anunciada Grande Prova.

O Grande Dia
Pelas 8:20, arrancámos (bem o Martinásio demorou um pouco mais a arrancar, mas lá iremos) do hotel em direcção ao local da acreditação e levantamento dos respectivos dorsais. Dorsais levantados e apostos das marrequinhas, eis que damos pela falta do Martinásio. Quase horas da partida e Martinásio sem aparecer. Telfonámos para localizar, o M. eis que o gajo lá aparece no seu equipamento gay, ups, diga-se 'fashion', com uma queda na garagem em cima e uma perseguição demoníaca atrás de um gajo de bicicleta que ao invés de participar no passeio tinha ido à padaria e o M. pensava que o gajo seria a salvação para encontrar o lugar da partida.

9:10, briefing feito pela organização, foto de grupo e eis que é dada a partida para o Passeio (Passeio dizem eles, porque lá moram, para nós é um passeio de nos partir o coirato todo). O pelotão segue pela cidade fora, bastante compacto, passagem pela Albergaria, e as inúmeras adeptas dos T&T quase em loucura total (bem pelo menos vi 2), a prova deixa o asfalto da cidade e segue pelos trilhos de terra.

Isto sim é um Abastecimento de 1.ª classe
O pó levantado pela molde de BBTistas era tanto que dava para tomar um 2.º pequeno almoço. Até aos 18km, foi mais ou menos pacífico para os T&T. Muito pó, alguns calhaus e trilhos com bastante areia que propíciava quedas múltiplas (especialmente para o pessoal dos pedais de encaixe).

Qundo cheguei ao 1.º abastecimento (18kms), já lá estava há 5 minutos o Jójó, o EBR e o Tony. Passado mais 5 minutos, eis que chega o Martinásio para mostrar de que é feito um Atleta de muito alta competição. Quanto ao J, só o consegui ver ao almoço, curioso!

Neste abastecimento tínhamos ao n/ dispor: minis fresquinhas, sandes de carne assada, vinho tinto, a chamada fruta fresca (não dessa que estão a pensar, mas laranjas, bananas e maças), sumos e águas. O Martinásio mostrou-nos como é: mini mais a bela da sandes de carne assada, foto para a posteridade (António cola a foto aqui), como os bons exemplos são para ser seguidos, eis que fui atestar o bandulho de mini+sandocha.

Neste abastecimento, havia a separação dos participantes entre aqueles que se atiraram aos 70kms dos que optaram pelos 40kms.

Por esta altura o Jójó estava com a pica toda e arranca com o EBR e o Tony, para os restantes 52Kms. Entre uma mini e a sandocha tentei desafiar o Martinásio para os 70kms, mas o homem mostrou bom senso e decidiu-se pelos 40kms. Mando-me para os 70kms (a pensar é hoje que verei qual o meu limite). Devo ter sido dos últimos a partir para os 70 kms, pois falhei as marcações e andei aí uns 1,5 kms até decidir andar para trás, e em boa hora o fiz, pois dou de caras com o carro vassoura mais dois BTTistas da organização, que tinham como objectivo fechar os caminhos e ainda um terceiro participante da Amadora (cujo nome não perguntei, mas também quando um gajo precisa de oxigénio esquece facilmente de perguntar coisas acessórias), um gajo bem porreiro que me ajudou a chegar até ao 2.º abastecimento lá para os 45kms.

A caminho do 2.º abastecimento
Bem seguimos de novo no rumo certo, conseguindo eu e o Jovem da Amadora distanciarmo-nos do carro vassoura. Passámos por paisagens bem bucólicas, onde predominava os sobreiros, trilhos que davam para rolar a velocidades de 15 kms, algumas subidas e descidas e direito a distinta companhia de porcos selvagens e gado bovino, ovino e caprino. Lá íamos puxando um pelo outro (em boa verdade o jovem é que puxava por mim - razões estratégicas assim o ditaram) até que o jovem teve um furo e ia eu lançado numa descida (como são belas e úteis) tendo continuado mais uns metros, até que resolvo voltar para trás para tentar ajudar. A organização jé tinha chegado até ele, pelo que continuei sozinho até ao 2.º abastaecimento, aos 50 Kms. Mal tinha acabado de parar e já estava a chegar o jovem da Amadora, fresco que nem um alface. Nesta altura do passeio, o pessoal dos T&T já lá tinha passado há um bom bocado. Abastecimento feito, providencial banana (as cãibras nas pernas já ameaçavam ligeiramente), água para o camelo e ala que se faz tarde.

Dos 45 até aos 60Kms
A partir daqui foi gestão pura do esforço (paro ou não! Dasse vou mas é apanhar boleia do carro vassoura! Não, não! Estás bem, tu aguentas). Segui determinado e devidamente acompanhado pelos ciclistas da organização e o carro vassoura (pick-up de caixa aberta sempre a runfar) a fechar os participantes. Aproveitava as descidas e embalava para as subidas, quando não dava era desmontar e era empurrar a marrequinha. As pernas começaram a acusar o esforço de forma proporcional à frequência das subidas. Por volta do Km 55, nova decisão estratégica e opto por pedir boleia à Pick-up. Boa escolha, conversa animada, solavancos tantos como se fosse de bicla e eis-nos chegados ao 3.º e último abastecimento. Neste encontro o Sérgio mais o seu Grupo, mais uma confraternização, fotos da praxe, fruta, água, muita água e sigo novamente na bicla com o grupo do Sérgio. Nesta altura eramos os brilhantes últimos participantes.

A caminho dos 70 Kms- 10 kms que mais pareciam 30
Segui na peugada do Grupo do Sérgio durante uns 5 kms, no entanto e como a maioria veio a descobrir as subidas mais lixadas estavam guardadas para o fim, resolvi pedir novamente boleia à pick-up e ala que se faz tarde. aproveitei para poupar o corpito, descansar as pernas. Contudo, como ia na caixa da pick-up, parecia que estava em cima de um touro de rodeo, levei porrada de meia-noite, valeu-me o camelback para proteger as costas contra o estrado da carrinha. Na última subida, levámos com um carro sanfona emitindo música alentejana do bailarico. Ultrapasada a última subida, montei novamente na marrequinha e segui acompanhando o grupo do Sérgio até à meta, no pavilhão desprotivo da Cidade.

Fui recebido em apoteose pela n/ comitiva, essencialmente feminina enquanto o resto do grupo tomava a bela da banhoca (com a temperatura que o pessoal estava nem notámos que era água fria). Ainda tive tempo de dar banho à marrequinha e tirar o pós do meu martirizado esqueleto.

Segui-se a almoçarada, bem tivemos que comer as sobras, mas pelo menos o tinto não faltou!!

Notas Finais

M/ métrica resume-se a:
Distância percorrida de marrequinha: 60kms
Tempo total: 4 hrs

Pelo que me pareceu amanhã haverá muito T&T com um andar à cowboy e a querer ser uma ave de rapina: o Condor.


Feitas as contas, não está mal para um iniciado nestas andanças. Para o ano há mais.

Abraço.
JMVelha

17 de novembro de 2007

Chronicle 11/11/07 - Monsanto

I arrived at 8:25 , Jorge Kings and Martinasio were already there all kitted out and ready to roll. Jose Old Lady arrived at 8:30 (yes, on time this time!). Last to arrive was Manuel Roses on his first ride with the group. After presenting Manuel to the rest of the guys, off we went. 8:45

We started on the usual route down to Bairro da Serafina, the gents were ‘on fire’ as we pedaled up toward Pedreira da Serafina. In tight formation, we cruised past Pedreira toward the climb up Encosta da Serra sand road that winds up for about 3kms to Cruz das Oliveiras. Jorge cruised ahead of the rest of us on the climb, Martinasio and Jose went at a steady pace … slowly but surely. I stayed behind to encourage Manuel on this grueling climb, if you can do this climb then you can do any climb in Monsanto. We paused for a short break at the parking lot by the restaurant near Cruz das Oliveiras roundabout when we realised that Manuel did not bring any water. Fortunately Monsanto has many water fountains scatted along the routes for thirsty athletes.

Off we went again, over the A5 toward the amphitheater. Manuel’s chain came off on one of the single tracks in this area and we lost the other riders at this point. A quick mobile call and we were back on track. Off toward Montes Claros we sped, and past Chimarrao restaurant onto the tricky little sand road behind the restaurant. “Careful with the loose sand at the end” I warned Manuel as I recalled one of the spots where I earned my ‘Falls’ surname. No casualties thank goodness.

Back to the other side of the A5 we cruised, pausing at the radio controlled car track for a snack. We then tackled the S-climbs up to Estrada de Monsanto followed by the single track that goes to the soccer field, and then the highly technical tracks that go from the Luneta restaurant down to Bairro da Boavista. From there we headed to Vila Guine picnic park and then snaked alongside the road up toward the Monsanto shooting range where we went into a single track that was new to me. We ended up alongside the aqueduct and headed back toward Serafina parking.

End of round one. Manuel decided to call it a day. Martinasio was in doubt whether he should continue but with Chaparros 70 km a week away he was convinced he needed more km’s in the legs.

So off the four of us went straight into a climb and then some new single tracks recently discovered by Jorge. It was here that we lost Martinasio, Jose and I back tracked looking for him but he was nowhere to be seen. Jose phoned Martinasio and we discovered he had taken a wrong turn and decided to head for the car park. Jorge was also running late and also left soon after that. So Jose and I headed for the tar road that climbs up to the PT tower and then at high speed down the Encosta da Serra road (where I also earned my ‘Falls’ surname). We were cruising toward Pedreira when Jose snapped his chain on a short climb. With Danyboy absent that day and hence no tools on hand to fix the chain we walked back to the car from there.

All in all it was about 30kms done over 3 hours.

Cheers,
Tony Falls

13 de novembro de 2007

Sintra Twice double and so on Chronicle - Aventura de Sábado

Não querendo ofuscar a excelente iniciativa do Jorge de marcar o jantar de entrega das marrequinhas mas porque todos têm de saber o que se passou eis o relato da aventura de sábado.

8:33 - Chego ao spot e eis que o grande Jójó já está equipado e a aquecer a marrequinha. Estes gajos não dormem. Cumprimentos, afinações na bike e 8:45 chega o Coimbrão.
Este gajo não deve ler o blog e não sabe que a tolerância passou a ser de apenas 15 minutos. Safou-se à justa! ;-)

Tudo preparado arrancamos às 9H00m.
Subida da morte lenta, 5 kms a subir e em cada 100 mts o Jójó dava 200 de avanço.
Já o Coimbrão estava em baixo e pasme-se vinha atrás de mim.
Fim da subida, 1 barrita, o último não descansa e siga para bingo.

Caminho das árvores, single-tracks vários, subida do Monge (Mais 2 kms a moer) escala a meio e descanso já na Peninha para ver a vista e sem fotos. Algures aqui quando nos apercebemos o Jójó estava atrás de nós. Andava a explorar.
Como resultado voltámos para trás e do lado contrário de onde os malucos fazem downhill fomos explorar uns single tracks novos com terra solta bom para testar a aderência dos pneus. Ninguém caiu, também só o Jójó é que desceu tudo em cima da bike. Eu e o Coimbrão estávamos com caímbras nas unhas e fomos a pé.

Aqui apanhámos 3 bttistas da zona que depois nos acompanharam na volta dos portões, mostraram-nos onde é que abastecemos de água e levaram-nos a fazer o caminho das pontes.
Tirando alguns sítios em que tinhamos mesmo que desmontar, felizmente poucos, o restante caminho era muito técnico com muitas mudanças de direcção à esquerda, direita e para baixo (para não bater com a cabeça).
O Coimbrão ainda teve que se agarrar a dois paus grandes para não cair mas deixou cair a marrequinha.

Fomos parar à barragem do Rio da Mula que para quem não sabe fica sensivelmente 3 kms abaixo (quer dizer que tivemos que voltar a subir) da Lagoa Azul.

Fizemos as despedidas dos parceiros novos que ficaram de responder positivamente no blog assim que houvesse uma aventura no Monsanto para virem com a malta conhecer novos trilhos.

Em conclusão fizemos 36 Kms, 3 horas de percurso e o Jójó apertou connosco de uma maneira que até me ressenti a subir as escadas lá em casa.

Saudações a todos!

Daniboy

12 de novembro de 2007

Jantar de entrega das Marrequinhas

Pessoal,

Está previsto um almoço/jantar de entrega das marrequinhas do ano.

Estamos abertos a várias categorias de prémios (A marrequinha da queda, a marrequinha da pontualidade, etc). Inventem

Proponho Sábado 24/11 no Chimarrão do Monsanto (nosso habitat natural) e assim as gajas podem ir para o Shopping e não refilam.

Aguardo comentários e sugestões construtivas

Um abraço

Jorge Reis

7 de novembro de 2007

Sintra Twice Double Again and Again

Eu percebi bem?

Quer me parecer que o Jójó pôs em cima da mesa a proposta :
  • Sintra, Lagoa Azul, 8h30, Sábado dia 10/11

Está feito e temos quórum porque já estamos 2.

Quem mais é que se atreve?

Saudações BTTisticas!

Daniboy

5 de novembro de 2007

Sintra Once Again!!

Cambada de Pedaleiros,

Pois é, o que custa é a primeira, apanhámos o gosto á coisa e agora não queremos outra.

Tudo era para começar ás 8.30 deste Domingo e só não começou porque houve uma certa pessoa que nos resolveu brindar com 1 hora, é verdade, 1 hora de atrasooooo. Fica desde já definido que o pessoal espera no máximo 15 minutos pelos membros atrasados, apartir daí está cada um por si.

Bem voltando ao que interessa, erámos 6....eu próprio o Grande EBR, o Jójó, o DanyBoy, o Tony Falls, o Martinásio e o Old Lady, cumprimentos, arranjo do material e zica eram 9.30 quando arrancámos rumo á loucura, para começar levámos com 5 kms de subida, uma subida não muito acentuada e feita num estradão bom para rolar, logo aqui notámos que algo não estava bem com o nosso Martinásio, a frescura física evidenciada ultimamente parece que tinha desaparecido.

Acabada a subida no estradão, ginámos para um trilho pelo meio das árvores já a exigir alguma técnica mas nada que os experientes BTTistas não aguentassem e assim chegámos á estrada de alcatrão e logo rumámos em direcção ao 1º single-track, primeira parte feita no meio de um túnel de árvores e a 2ªparte feita a descer sempre a dar gás á peça, bom para quem gosta de um pouco de adrenalina.

Novamente apanhámos o estradão e chegámos ao cruzamento dos 4 caminhos e aqui sim, aqui começou o verdadeiro passeio, uma subida que nalguns sítios tinha de certeza entre 8% a 10% de inclinação, meus amigos aqui se viu quem tem perninhas ou quem tem barras de aço....acabada a subida, rumámos á Peninha para disfrutar da bela paisagem proporcionada e para tirar umas fotos de recordação, só foi pena não ter havido fotos.

Apartir daqui foi quase sempre a descer rumo aos nosso carros, com o pessoal todo a dar gás na descida e os travões a queixarem-se do esforço, mas a malta gosta mesmo é de velocidade...parecemos o nosso amigo Marco.

Fizemos cerca de 34 kms em 3 horas, uma boa média e sentido do dever cumprido.

Aproveitámos ainda para combinar a ida a Chaparros e neste momento temos 5 BTTistas confirmados, vamos no Sábado anterior á prova e levamos as bicicletas e as esponjas, temos é que arranjar sítio para as esponjas ficarem :-)

Saudações BTTistas,
Rui "Extreme Bike Rider"

2 de novembro de 2007

Domingo 4/11 – Sintra ?

Pessoal do pedal,

Depois da estreia na Serra de Sintra a semana passada parece que há mais interessados em conhecer os trilhos da Serra de Sintra (Danyboy e Martinásio?). Proponho mais uma aventura no Domingo, 8:30 na bomba da BP na rotunda à entrada de Sintra ?

Há quórum ?

Saudações BTTistas,
Tony Falls.